16 de agosto de 2019

A crença em alienígenas é como fé na religião e, pode substituí-la.

É um ótimo momento para acreditar em alienígenas.

Em 26/05/19 o New York Times publicou um artigo viral sobre relatórios de OVNIs na costa leste em 2014 e 2015. Ele incluiu uma entrevista com cinco pilotos da Marinha que testemunharam e em alguns casos registraram objetos misteriosos com “nenhum motor visível ou plumas de escape de infravermelhos ”que pareciam“ atingir 30.000 pés e velocidades hipersônicas ”.

Ninguém tem certeza do que viram, mas as aparições são impressionantes. E eles são parte de um crescente fascínio com a possibilidade de vida alienígena inteligente.

De acordo com Diana Pasulka, professora da Universidade da Carolina do Norte e autora do novo livro American Cosmic , a crença em OVNIs e extraterrestres está se tornando uma espécie de religião - e não é tão marginal quanto se poderia pensar.

Mais da metade dos adultos americanos e mais de 60% dos jovens americanos acreditam na vida extraterrestre inteligente. Isso acompanha muito de perto a crença em Deus , e se Pasulka estiver certo, isso não é um acidente.

Seu livro não é tanto sobre a verdade dos OVNIs ou alienígenas quanto sobre o que o apelo da crença nessas coisas diz sobre nossa cultura e os papéis mutáveis ​​da religião e da tecnologia nela. Na superfície, é um livro sobre a popularidade da crença em alienígenas, mas é realmente um profundo olhar sobre como mitos e religiões são criados em primeiro lugar e como os seres humanos lidam com experiências inexplicáveis.

Uma transcrição levemente editada da minha conversa com Pasulka segue.

Sean Illing - Você descreve a crença em OVNIs e alienígenas como a mais recente manifestação de um impulso muito antigo: um impulso religioso. O que é sobre extraterrestres que cativa tantas pessoas?

Diana Pasulka - Uma maneira de fazer sentido é usar uma definição de religião muito antiga, mas funcional, como simplesmente a crença em seres inteligentes não-humanos e sobrenaturais que frequentemente descem do céu. Existem muitas definições de religião, mas esta é bastante normal.

Há outra distinção sobre a crença na inteligência extraterrestre não-humana, ou habitantes de OVNIs, que a diferenciam dos tipos de religiões com as quais estamos mais familiarizados. Sou um historiador do catolicismo, por exemplo, e o que encontro quando interajo com pessoas em comunidades católicas é que elas têm fé que Jesus andou sobre a água e que as aparições da Virgem Maria eram verdadeiras.

Mas há algo diferente na narrativa dos OVNIs. Aqui temos pessoas que são cientistas de verdade, como Ellen Stofan , ex-cientista chefe da NASA, que estão dispostas a ir à TV e basicamente fazer anúncios como: "Vamos encontrar vida extraterrestre". Agora, ela não está exatamente falando sobre vida extraterrestre inteligente , mas não é assim que muitas pessoas a interpretam.

Ela diz que vamos encontrar a vida, vamos encontrar planetas habitáveis ​​e coisas assim. Então, isso dá a esse tipo de religiosidade uma mordida muito mais poderosa do que as religiões tradicionais, que são baseadas na fé em coisas invisíveis e improváveis.

Mas a crença de que OVNIs e alienígenas são potencialmente verdadeiros, e pode potencialmente ser provada, torna isso uma narrativa excepcionalmente poderosa para as pessoas que acreditam nela.

É justo chamar isso de uma nova forma de religião? Acho que sim.

Sean Illing - Nós definitivamente entraremos nos paralelos religiosos, mas primeiro eu quero esclarecer alguns equívocos sobre a natureza dessas crenças e sobre as pessoas por trás deles. Conte-me sobre o “Colégio Invisível”. Quem são essas pessoas e o que elas estão fazendo?

Diana Pasulka - O "Colégio Invisível" é uma idéia antiga que vem do filósofo britânico do século 17, Francis Bacon, e foi concebido para descrever o trabalho de cientistas que desafiaram as crenças contemporâneas da igreja.

Havia dois cientistas modernos incríveis, Allen Hynek e Jacques Vallée, que reviveram a ideia. Hynek faleceu em 1986, mas ele é, na verdade, o astro do programa do History Channel, o Projeto Blue Book . Vallée ainda está aqui, e ele é um astrônomo e um cientista da computação que trabalhou na ARPANET, que era o precursor militar da internet.

Basicamente, Hynek e Vallée chamavam a si mesmos de “Colégio Invisível” quando começaram a acreditar que as coisas que estavam investigando eram de algum modo extraterrestres ou interdimensionais. Faziam parte de um grupo de cientistas que eram conhecidos um do outro, mas não eram conhecidos do público em geral, e que silenciosamente prosseguiram com essa pesquisa em seu próprio tempo.

Sean Illing - Isso soa estranho.

Diana Pasulka - Bem, isso é estranho. Eu não esperava confrontar isso quando comecei meu livro. Na verdade, quase parei meu livro várias vezes porque achei que era muito estranho. Comecei este projeto como um ateu que nunca se interessou por OVNIs ou alienígenas.

Então, quando comecei a me envolver com os cientistas que estavam fazendo esse trabalho, que acreditavam na realidade da inteligência extraterrestre, que acreditavam que eram tecnologia de engenharia reversa do que eles insistiam que era uma aeronave alienígena, fiquei chocado.

O que é estranho hoje é que esses cientistas realmente não falam uns com os outros como fizeram na década de 1970. Agora eles estão muito mais compartimentados e preocupados em atrair muita atenção ou ter sua pesquisa distorcida, então eles trabalham nas sombras e na maioria das vezes de forma independente.

Eu me encontrei com cinco ou seis deles, cada um deles trabalhando em coisas diferentes. E estas são todas pessoas extremamente educadas que têm posições de prestígio em agências credíveis ou instituições de pesquisa.

Sean Illing - Você pode me dar uma ideia do tipo de pessoas que você está falando e dos tipos de posições que elas ocupam?

Diana Pasulka - Um dos cientistas com quem me encontrei, que chamo de Tyler no livro, trabalhou na maioria das missões do ônibus espacial e fundou empresas de biotecnologia que valem vários milhões de dólares. Outro cientista, que eu chamo de James, é uma cadeira de ciência em uma das melhores universidades do país, e ele tem pelo menos dois laboratórios sob seu controle.

Então, esses são os tipos de pessoas com quem eu interagi - e dizem o que quiserem sobre suas crenças e suas pesquisas, eles não podem ser considerados insignificantes ou ignorantes.

Sean Illing - Você admite no livro a experiência de um "choque epistemológico" para a sua compreensão do mundo depois de ler esta literatura e se envolver com os cientistas e crentes por trás do movimento. Eles te convenceram de que há algo aqui?

Diana Pasulka - Eu não me consideraria ateu por mais tempo, mas também não diria que sou crente. Eu não acredito que existam extraterrestres. Eu diria, porém, que esses cientistas descobriram algo que é verdadeiramente anômalo, mas não estou em condições de dizer o que é ou de onde veio.

Tudo o que posso dizer é que fiquei chocado ao descobrir o nível de investigação científica sobre a vida extraterrestre. Eu pensei em entrevistar pessoas que acabaram de ver essas coisas e eu basicamente diria, bem, você sabe, essa é a nova estrutura para acreditar em alienígenas e OVNIs.

Eu não fazia ideia de que na verdade havia pessoas nas melhores universidades que estudavam essas coisas por conta própria, que havia toda uma rede clandestina de pessoas fazendo o mesmo trabalho, e que havia muito mais nisso do que a maioria imagina.

Desde que as jornalistas Helene Cooper, Leslie Kean e Ralph Blumenthal publicaram dois artigos no New York Times, um em dezembro de 2017, e o segundo em 26/05/19 , enfocando o envolvimento dos militares em programas associados a OVNIs e materiais de OVNIs, houve muito interesse público no assunto, mesmo entre meus colegas que costumavam zombar da idéia.

Sean Illing - O que te chocou, exatamente?

Diana Pasulka - Pouco depois de começar a trabalhar neste livro, comecei a receber indagações de cientistas interessados ​​em falar comigo especificamente, pessoalmente, sobre o que eu estava escrevendo. Francamente, eu estava muito desconfiado deles no começo e não queria me envolver.

Mas um dos cientistas que mencionei há um minuto atrás, Tyler, perguntou-me se eu iria a um lugar no Novo México com ele. Tyler é um cientista de materiais e esteve envolvido no programa de ônibus espaciais quase toda a sua vida. O local que ele queria me levar é uma espécie de marco zero para a religião dos OVNIs. Eu disse que iria se eu pudesse trazer alguém, então eu trouxe um colega meu que é um cientista molecular.

Então, nós viajamos para o Novo México e Tyler nos traz para este site com os olhos vendados, o que foi muito estranho, mas parte do nosso acordo. Ele não queria que soubéssemos onde estávamos exatamente. Mas nós chegamos lá e na verdade encontramos algumas coisas que são bem estranhas, e as pegamos e as estudamos mais de perto.

Agora, o backstory aqui data da década de 1940 e a mitologia de Roswell, Novo México, como o suposto local de vários acidentes de OVNIs. O lugar para o qual nós fomos não era Roswell, mas estava próximo. De qualquer forma, o que encontramos foi inegavelmente estranho, e eu ainda não entendo o que foi ou como chegou lá.

Eu tenho que dizer, porém, que parei para pensar de forma séria.

Sean Illing - Você pode descrever o que encontrou? O que isso se parece? Por que foi tão estranho?

Diana Pasulka - É muito difícil descrever. Um dos materiais, uma espécie de liga metálica, parecia uma pele de sapo metálica. Havia outro material que encontramos, mas me pediram que Tyler não o descrevesse publicamente ou no livro. Mas se você está procurando mais contexto sobre o tipo de material que encontramos, pode ler a matéria do New York Times publicada em 2017.

Sean Illing - Uma explicação é que esse pedaço de destroços alienígenas foi plantado lá por Tyler.

Diana Pasulka - Sem dúvida. Eu abro o livro com essa história e nunca concluo se é verdade ou não, se foi plantada ou não. Meu trabalho como estudioso de religião não é determinar se as crenças religiosas são verdadeiras; Estou interessado nos efeitos da crença em si.

Mas, quanto às evidências que encontramos, detesto ser ambíguo, mas, sinceramente, ainda não sei o que era. Eu simplesmente não consigo explicar isso. O material que descobrimos e as outras evidências que surgiram são genuinamente anômalas, e isso é o máximo que podemos dizer sobre isso.

Os alienígenas realmente existem? Eu não sei. Mas meu livro é mais sobre essa nova forma de religiosidade e como ela está se tornando mais influente entre os cientistas e as pessoas no Vale do Silício e os americanos em geral.

Sean Illing - Estou curioso porque você chama isso de uma nova forma de religião. As religiões tradicionais têm dogmas e rituais e funcionam como uma âncora para o indivíduo e uma comunidade. Eu acho que não vejo os paralelos no caso de OVNIs e alienígenas. Estou esquecendo de algo?

Diana Pasulka - O problema é que tendemos a pensar em nossas próprias religiões quando pensamos em religiosidade. E nos Estados Unidos, a maioria das pessoas é cristã ou judia ou muçulmana. Estas são as tradicionais “religiões do livro” que moldam a maior parte da nossa compreensão ocidental da história.

Mas existem muitas religiões diferentes, e algumas não envolvem coisas como deuses ou dogmas. O budismo zen, por exemplo, evita a ideia de um deus. Também tenta curar seus praticantes de dogmas. Hoje existem religiões baseadas em filmes como Star Wars . Então, temos que entender que a religião não é exatamente o que pensamos que é.

Parte do que quero dizer neste livro é que a religião pode assumir muitas formas, e a mesma religião pode assumir diferentes formas em diferentes lugares. O que estamos vendo agora são novas formas de religião emergentes de nossa infraestrutura de tecnologia digital e tecnologia em geral. As religiões são moldadas por seus ambientes, assim como a maioria das coisas.

E pense sobre o que muitas religiões consistem: Freqüentemente, uma religião começa com o contato de algo divino, algo além do plano normal da experiência humana, e aquela coisa se comunica com uma pessoa na Terra. E depois há uma história contada sobre isso. E então, a partir dessa história, temos uma narrativa maior que explode no que chamamos de tradições religiosas.

Algo muito semelhante está acontecendo agora em torno da crença na vida extraterrestre. O que me fascina sobre essa nova forma de religião é que cientistas e pessoas que geralmente se distanciam de coisas como milagres parecem abraçar essa nova forma religiosa.

Sean Illing - Talvez o fascínio por alienígenas resulte de uma necessidade profunda de admiração ou admiração em um mundo cada vez mais desprovido dele e no qual algumas das religiões tradicionais perderam seu poder emocional.

Diana Pasulka - Eu concordo absolutamente com isso. Eu também acho que estamos fazendo mais exploração espacial. Temos diferentes tipos de satélites que estamos usando, satélites que se conectam com nossa tecnologia e dispositivos pessoais. Então, há esse elemento disso, mas há muito mais acontecendo.

Estamos em uma espécie de crise planetária no momento, e há um aumento nas crenças apocalípticas sobre nossa capacidade de sobreviver na Terra. Muitas pessoas vêem o desastre no horizonte, e há um medo profundo de que não conseguiremos nos salvar.

Então, o que vai nos salvar? Bem, para alguns, serão esses seres avançados que vêm até nós e nos dizem o que podemos fazer ou como podemos escapar. Talvez eles nos ajudem a encontrar outro lar planetário, ou talvez eles tragam alguma tecnologia que salva vidas. Quem sabe? Mas esses tipos de crenças estão à espreita por baixo do fascínio popular pela vida alienígena.

Sean Illing - Você vê a obsessão com a vida alienígena como um subproduto de nossa adoração à tecnologia?

Diana Pasulka - Essa é uma ótima pergunta que não é fácil de responder. Certamente, muito disso tem a ver com tecnologia. A tecnologia define nosso mundo e cultura; é o nosso novo deus, a coisa nova que temos que contar de um jeito ou de outro.

Há a ideia de que a tecnologia como a inteligência artificial vai nos matar, mas há a ideia de que a tecnologia será nossa salvadora, uma idéia muito religiosa. Então já existe um tipo de dicotomia em torno da tecnologia. Mas o ponto é que não importa o que você pensa sobre a tecnologia e seu impacto na vida humana, não há como negar sua importância.

Se estamos preocupados com a tecnologia nos destruindo ou se esperamos que isso nos salve, estamos todos mais ou menos convencidos de que ela estará no centro de nosso futuro, e os alienígenas, de muitas maneiras, desempenham o papel de líderes tecnológicos. anjos.

Sean Illing - Estou curioso sobre como as autoridades religiosas com as quais você interagiu consideram essa crença na vida extraterrestre. Se fôssemos aprender que a vida alienígena existe, isso seria completamente reverter a cosmovisão religiosa. Eles vêem isso como uma ameaça?

Diana Pasulka - É uma questão fascinante. Definitivamente há pessoas que acreditam que a revelação da vida alienígena mudaria completamente as religiões, mas eu não vejo isso dessa maneira. Se você olhar para muitas religiões, elas já incorporam idéias de OVNIs.

Se você olhar para diferentes formas de budismo, por exemplo, você tem tipos de Bodhisattvas que parecem estar flutuando em discos e coisas assim. Passo muito tempo no Vaticano, e há pessoas como o astrônomo Guy Consolmagno (autor do livro Você batizaria um extraterrestre? ) Que não piscaria se a vida alienígena aparecesse de repente.

Eu realmente acho que secularistas e ateus ficariam mais preocupados. Por causa de representações populares de alienígenas e filmes como o Dia da Independência , as pessoas estão preparadas para ver os alienígenas como uma ameaça existencial, uma força invasora superior. Mas as pessoas religiosas, pelo menos as que eu interajo, considerariam os estrangeiros como apenas outro ser criado por Deus.

Mas não há dúvida de que a descoberta de uma inteligência não humana seria profunda, e é impossível saber o quanto isso alteraria nossa percepção de nós mesmos e de nosso lugar no universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videos